https://api.whatsapp.com/send?phone=+5511982044546&text=editaisdobrasil

Sinal digital de parabólicas antigas começa a ser desligado; veja o que fazer

Notícias - 1, abril, 2025

Globo desativa opção de transmissão a partir deste domingo (30). Decisão sobre a data para a interrupção é de cada emissora

Previsto para ser desativado por completo até dezembro de 2025, o sinal de televisão que chega pelas parabólicas antigas já começa a ser desligado. A Globo desativa esta opção de sinal a partir deste domingo (30).

A decisão sobre a data para a interrupção das transmissões é de cada emissora.

No caso da Globo, o sinal analógico das parabólicas já havia sido desligado. Agora, o desligamento inclui o sinal digital que chega por elas.

Limpeza de frequência

A desativação do sinal das parabólicas antigas ocorre por uma necessidade de limpeza de frequência de banda para a implementação do sinal móvel de internet 5G. A faixa atualmente ocupada pelas antenas parabólicas tradicionais (não-digitais) é mesma pela qual ocorrerá o tráfego de dados da nova tecnologia.

Cerca de 10,5 milhões de brasileiros ainda utilizam o serviço das parabólicas não-digitais para receber o conteúdo da TV aberta.

Como migrar?

Para quem ainda utiliza as parabólicas antigas, um programa do governo federal disponibiliza a entrega de kits com a nova antena, gratuitamente, até o dia 30 de junho. Para ter acesso ao programa, é preciso fazer parte do cadastro de programas sociais CadÚnico.

Para quem não se encaixa neste critério, outra opção é adquirir e migrar para as antenas do tipo “espinha de peixe” ou internas.