A Diretoria de Mobilidade Interna do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Gestão e Governo Digital, divulgou a agenda de próximos leilões de veículos. O mais próximo acontece neste mês, com lances iniciando em R$ 2.000 para um Fiat Palio 2000 e alcançando R$ 44 mil para levar uma Chevrolet S10.
Há também lances iniciando em R$ 1.500 para uma Kasinski Comet 150 e alcançando R$ 18,6 mil para levar a Yamaha XT 660R.
A sessão pública deste leilão acontece no dia 20 de agosto, de forma online, mas o pátio responsável pelos veículos está na cidade de Limeira (SP).
Segundo o edital do leilão, um veículo apto a circular significa que ele pode retornar a andar em via pública, ficando o comprador responsável pelo registro perante o órgão ou entidade executivo de trânsito, com o pagamento das respectivas taxas.
O leilão não é responsável pelas peças e afirma que o comprador já está ciente da situação mecânica do veículo, não aceitando posteriores reclamações.
Neste leilão, o Fiat Palio de 2000 é o carro mais barato, com lance mínimo de R$ 2.000. Já o veículo mais caro é um Ford Cargo 1722 E de 2010, caminhão utilizado pelo Corpo de Bombeiros, com lance partindo de R$ 53.000.
Para veículos de passeio, a picape Chevrolet S10 de 2009 é o mais caro, com lance inicial de R$ 44.000.
A visitação pública dos lotes de veículos está aberta entre os dias 18 e 19 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A retirada depende de qual modelo é:
O pagamento pelo bem é feito por boleto bancário, Pix ou cartão de crédito
Volkswagen Spacefox em leilão de Limeira (SP), com lance inicial de R$ 3 mil — Foto: divulgação/governo de São Paulo
O lance mínimo é o valor de partida para as ofertas. A avaliação estimada para cada veículo é calculada com base nos valores praticados pelo mercado e no estado de conservação da unidade.
Os leilões são abertos a todas as pessoas e empresas, mas são vedadas as participações de:
Como em qualquer leilão, é preciso analisar minuciosamente cada item para saber qual faz sentido na sua garagem. Para te ajudar, o g1 reuniu as principais dicas e as opiniões de especialistas para que você tome a melhor decisão.
Existem dois tipos de leilões: os particulares e os públicos. A primeira pergunta que o consumidor pode se fazer é: de onde vêm esses veículos?
Os leilões públicos costumam ofertar modelos que foram apreendidos ou abandonados. De acordo com Otávio Massa, advogado tributarista, esses veículos têm origem em operações de fiscalização aduaneira e foram retidos por questões legais, fiscais ou por abandono em recintos alfandegados.
“Os veículos são vendidos no estado em que se encontram, sem garantias quanto ao seu funcionamento ou condições, e o arrematante assume todos os riscos”, explica Massa.
Em meio aos riscos, há excelentes preços. Porém, existe um passo a passo para verificar o estado do carro, que vamos falar adiante.
Diferentemente das revendas oficiais ou multimarca, não é oferecida uma garantia para o produto. É nesse momento que o consumidor tem que ligar o alerta: produtos de leilões particulares podem ter garantia para apenas alguns itens. Os públicos, por sua vez, não têm garantia.
Por isso, é importante checar se é possível fazer uma vistoria presencial no modelo antes de pensar no primeiro lance.
Luciana Félix, que é especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina em Belo Horizonte, lembra ainda que a burocracia pode ser um grande empecilho para o uso do item leiloado. Um exemplo que ela cita é o de um carro aprendido, que pode ter problemas na documentação.
“Esses carros já vêm com burocracias devido ao seu histórico. (…) Às vezes, são carros que necessitam de uma assistência jurídica. Você tem que contratar um advogado para fazer toda a baixa dessa papelada”, alega a especialista.
De acordo com a especialista em mecânica automotiva Luciana Félix a maioria dos pregões particulares oferece carros de seguradoras (geralmente de sinistros, com perdas totais ou parciais), de locadoras, e de empresas com pequena frota, que colocam a antiga para leilão quando precisam fazer a substituição.