O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda está acabando para as pessoas que desejam receber a restituição no primeiro lote.
Segundo a Receita Federal, o contribuinte poderá entrar no primeiro grupo de recebimento somente se enviar a declaração até o dia 10 de maio.
Como a maioria dos contribuintes já sabe, o primeiro lote da restituição do imposto de renda é destinado para grupos específicos, segundo a ordem de prioridade:
No entanto, este ano, a Receita Federal informou que dois novos grupos poderão “furar a fila” e receber a restituição no primeiro lote. A seguir, entenda melhor o que é preciso fazer para integrar esses grupos.
De acordo com a Receita Federal, também poderão receber a restituição do Imposto de Renda no primeiro lote as pessoas que optaram pela declaração pré-preenchida e as que escolheram receber através do Pix.
Esses dois grupos poderão “furar a fila” e se tornar uma prioridade na primeira fase de repasses. Vale ressaltar que para utilizar a declaração pré-preenchida, basta acessar o site da Receita Federal e fazer o download com a suas informações já preenchidas.
Assim, basta utilizá-la para a sua Declaração do Imposto de Renda. Além disso, ao fazer o documento, é importante informar que deseja receber o valor da restituição através do Pix, sendo a chave, obrigatoriamente, o número de CPF do contribuinte.
No mais, é importante mencionar que, se houver empate entre as novas regras, o desempate se dará pela ordem da entrega. Isso significa que quem entregou a declaração primeiro irá receber, também, primeiro.
Por esta razão, é importante se atentar ao prazo de entrega do documento, sobretudo, com relação ao dia 10 de maio.