Governo vai investir R$ 46,5 milhões na construção da Barragem Panelas II, em Pernambuco

Notícias - 28, dezembro, 2021

OGoverno Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Federal (MDR), vai investir R$ 46,5 milhões na construção da Barragem Panelas II, na cidade de Cupira, em Pernambuco. O processo licitatório será iniciado e a responsabilidade de execução da obra será do governo do estado. O empreendimento faz parte do Sistema de Contenção e Controle de Cheias da Mata Sul, que compreende a bacia hidrográfica do Rio Una.

“Nós estamos trabalhando para garantir a segurança hídrica da população pernambucana. O controle de cheias é de extrema importância para manter o funcionamento adequado das estruturas e evitar a poluição hídrica da região”, destacou o secretário nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sérgio Costa.

A obra será retomada após sete anos de paralisação. A Barragem Panelas II terá capacidade de acumulação de 16,9 milhões de m³ de água para usos diversos.

A Barragem Panelas II é parte do Sistema de Contenção e Controle de Cheias da Mata Sul. A finalidade das estruturas é o controle das cheias na região, especialmente das águas do Rio Panelas, afluente do Piranji, o qual deságua no Rio Una.

Todo o complexo é composto por outras quatro infraestruturas: Gatos, em Lagoa dos Gatos; Serro Azul (concluída), em Palmares; Barra de Guabiraba, em Guabiraba; e Igarapeba, em São Benedito do Sul. Todas essas barragens vão beneficiar cerca de 200 mil pessoas dos municípios pernambucanos de Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional