Ao responder a um questionário sobre a missão do guarda civil municipal, as tarefas a serem cumpridas e as condições de trabalho, esses profissionais contribuirão para a elaboração de uma referência nacional de formação e capacitação para o cargo.
A avaliação será feita por meio do “Estudo científico, mapeamento de competências e revisão da matriz curricular do cargo de Guarda Civil Municipal”, promovida até o dia 2 de abril pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública.
O trabalho ampliará o conhecimento sobre as atribuições e competências da categoria e embasará a proposta de revisão da Matriz Curricular das Guardas Civis Municipais que está em vigor desde 2005 e nunca passou por atualização. O novo documento detalhará quais são as atividades esperadas e as competências que esses profissionais precisam ter para exercer a função.
“Os resultados dessa pesquisa vão servir de base para atualizar a matriz curricular das guardas municipais. Essa matriz é um documento que orienta os municípios para a formação de novos guardas e a capacitação continuada de toda a categoria profissional”, explicou o coordenador de estudos e pesquisas em segurança pública, Vinicius Lambert.
A participação dos guardas civis municipais é voluntária, apenas aqueles que quiserem responder ao questionário. E os profissionais têm garantido o anonimato, ou seja, ninguém será identificado e as informações serão mantidas em sigilo. São solicitados apenas alguns dados demográficos para fins de pesquisa.
“Quanto maior o número de guardas municipais que participarem das respostas do formulário, melhores serão os resultados da pesquisa como um todo. Então, é muito importante que todos os guardas municipais acessem o formulário e participem”, ponderou Vinicius Lambert.
Os conteúdos dos questionários foram elaborados com a participação de 59 ocupantes do cargo de guarda municipal que atuam nas cinco regiões do país, em conjunto com pesquisadores da Universidade de Brasília.
Esse é considerado o primeiro levantamento nacional dessa magnitude feito com guardas municipais. Os resultados da aplicação dos questionários serão avaliados coletivamente e por meio de análises estatísticas.
Fonte: gov.br