O Conselho Federal de Contabilidade publicou o edital do próximo Exame CFC 2021.1. O Exame de suficiência do Conselho é necessário para que os egressos do curso de Ciências Contábeis possam atuar como Contadores. Assim, podem fazer a Prova CFC os bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis.
Fique atento às principais Informações:
O Conselho Federal de Contabilidade publicou o edital do Exame CFC. As inscrições devem ser feitas entre os dias 22 de abril e 21 de maio de 2021. A taxa de participação foi fixada em R$ 70,00. As provas serão aplicadas no domingo, dia 27 de junho, às 10h.
Saiu nesta terça-feira, 13/04, a definição da banca responsável pela realização do próximo Exame CFC 2021.1. De acordo com a publicação do Diário Oficial da União, o contrato entre o Conselho Federal de Contabilidade e a Consulplan Consultoria e Planejamento em Administração Pública foi prorrogado. Assim, a banca Consulplan está definida como a banca do próximo Exame CFC 2021.1.
O nosso professor Feliphe Araújo realizou nesta segunda a análise completa do Edital do Exame de Suficiência do Conselho de Contabilidade. Com a análise, todos os pontos foram explicados. Assim, assistir o vídeo é um passo importante para quem deseja ser aprovado na Prova CFC.
O Conselho Federal de Contabilidade realiza todos anos o Exame de Suficiência para a habilitação de contadores. O Exame CFC ocorre duas vezes ao ano em todos os Estados do país. As provas realizadas pelo Conselho Federal de Contabilidade servem para comprovar que os formados nos cursos de Ciências Contábeis estão preparados para exercerem a profissão de contador. Os profissionais só poderão trabalhar após a aprovação no Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade.
A prova será composta de 50 questões objetivas, valendo um ponto cada uma, abrangendo os seguintes assuntos:
As questões da Prova CFC serão do tipo múltipla escolha, constituídas de quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta correta, de acordo com o enunciado da questão.
Cada questão do Exame CFC terá o valor de 1 ponto, e o cálculo da nota da prova objetiva será igual à soma algébrica do ponto obtido com cada questão correta. Será considerado aprovado o examinando que acertar, no mínimo, 50% do total das questões, ou seja, 25 pontos.
O gabarito preliminar das questões objetivas da prova será divulgado nos sites da Consulplan (www.consulplan.net) e do CFC (www.cfc.org.br) em 28 de junho de 2021.
A avaliação é necessária desde 2010 após a sanção da Lei Federal 12.249 que instituiu a aprovação no exame como condição de obter o registro no conselho de classe, CFC. O primeiro Exame de Suficiência após a sanção da Lei aconteceu em 2011 e em 2015 o CFC regulamentou a aplicação do Exame CFC por meio da Resolução nº1.486/15.