A dúvida mais comum de quem quer emigrar para terras lusitanas é se existem empregos para brasileiros em Portugal. Essa é uma questão pertinente e é preciso estudar muito bem o mercado, entender as exigências e analisar a situação antes de se mudar para o país.
Apresentamos em detalhes como é o mercado para brasileiros, áreas mais promissoras e os maiores desafios para quem pretende ingressar no mercado de trabalho português. Confira!
Perguntas | Respostas |
Como conseguir emprego para brasileiros em Portugal? | Isso pode depender da área. Mas, no geral, nos sites de vagas, LinkedIn e agências de emprego. |
Quais os empregos para brasileiros em Portugal? | Existem vagas em diferentes áreas, como: restaurantes, Marketing, TI, advocacia, construção civil, segurança, entre outras. |
Quanto ganha um brasileiro em Portugal? | Depende da área de atuação e do cargo. |
Para brasileiros ou não, a verdade é que as taxas de desemprego em Portugal subiram depois da pandemia e com o aumento do inflação.
Mesmo antes disso os portugueses enfrentavam dificuldades. Entretanto, conforme avançamos em 2023, o clima é de esperança para a economia.
Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram que no terceiro trimestre de 2023 o desemprego subiu para 7,2%. Um resultado que não era esperado, já que em comparação com o trimestre anterior a taxa de desemprego estava em 6,5%.
Então, responder se existem empregos para brasileiros em Portugal é difícil. Vai depender de uma série de fatores. Desde a área de trabalho, da cidade onde você mora e, claro, das suas competências técnicas como profissional para se colocar no mercado.
O primeiro passo para trabalhar em Portugal sendo brasileiro é definir como será o processo de migração e obtenção da autorização de residência. Existem duas possibilidades para trabalhar no país, são elas:
O visto de trabalho em Portugal é essencial para viver e trabalhar legalmente no país. Ele é emitido ainda no Brasil e deve ser solicitado após conseguir um contrato de trabalho no país – mais à frente explicaremos melhor como conseguir.
Além do visto tradicional para trabalho, existem ainda outras categorias de visto, como:
Se você vem estudar em Portugal, mas quer trabalhar durante o curso, fique tranquilo. É possível estudar e trabalhar em Portugal, desde que atenda algumas condições para não haver conflito de horário das aulas.
Esta é uma das únicas formas legais de trabalhar em Portugal sem precisar de visto: quando o imigrante brasileiro tem também cidadania europeia. Ela pode ser de qualquer um dos países membros da União Europeia.
Possuindo cidadania europeia é possível viver e trabalhar em Portugal legalmente sendo brasileiro, graças aos acordos do bloco europeu.
O contrato de trabalho ou promessa de trabalho é obrigatório, em muitos casos, para solicitar o visto para Portugal. Por isso, não recomendamos que você se mude para Portugal sem um trabalho garantido, com o contrato necessário para realizar a solicitação do visto.
São muitos os brasileiros que trabalham em Portugal com visto de turista. Contudo, essa não é maneira correta e pode gerar muitos problemas, desde elevadas multas no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para se regularizar, até conseguir empregos que não garantem os direitos dos trabalhadores.
Por isso, mesmo que seja um processo mais demorado, planeje-se bem e comece a busca por um emprego com antecedência (ainda no Brasil) para se mudar com tudo garantido, inclusive, com o visto correto.
Pode demorar um pouco mais, mas vale a pena fazer tudo corretamente. Com isso, a sua vida em Portugal já começará bem mais tranquila e segura.