Os brasileiros que têm dinheiro esquecido no SVR (Sistema de Valores a Receber) do BC (Banco Central) terão até o dia 16 de outubro para pedir o resgate antes que o recurso seja transferido para os cofres do governo federal.
A retirada do dinheiro, no entanto, só pode ser feita com pelo menos o nível de segurança prata em sua conta gov.br. O selo de entrada no portal é o bronze, mas esse nível não é suficiente para liberar a consulta, por questões de segurança.
O primeiro cadastro no Gov pode ser feito por computador, tablet ou celular por meio do site do sistema (gov.br/governodigital). Também é possível utilizar o aplicativo para criar a conta. No app, conseguir o nível prata ou ouro é mais fácil, já que, com o acesso à câmera, o cidadão consegue provar com facilidade sua identidade via biometria.
Para conseguir aumentar o nível da conta Gov, é possível fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência da foto nas bases da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Outra opção é a validação dos dados via internet banking de um banco credenciado.
O governo informa ainda que os métodos mais comuns para realizar a autenticação dos bancos são:
Alguns bancos, no entanto, solicitam acesso ao aplicativo da instituição financeira no celular.
Para conseguir atingir o nível ouro, deve-se fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE); a validação de dados utilizando o aplicativo gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional ou a utilização do Certificado Digital de pessoa física compatível com ICP-Brasil.
Bronze
Prata
Ouro
Os valores podem ser consultados exclusivamente pelo site https://valoresareceber.bcb.gov.br. Via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave Pix para a devolução. Caso não tenha uma chave cadastrada, é preciso entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento.
Em caso de valores de pessoas falecidas, o dinheiro pode ser retirado por herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais. Também é necessário preencher um termo de responsabilidade. Após a consulta, é preciso entrar em contato com as instituições nas quais há valores a receber e verificar os procedimentos.