Concurso do IME (Instituto Militar de Engenharia): 98 vagas para ambos os sexos

Notícias - 29, junho, 2021
Fonte: JCConcursos

Foram publicados nesta terça-feira (1º) os editais do concurso do Exército com 98 vagas para admissão aos cursos de formação e graduação de oficiais do quadro de engenheiros do IME (Instituto Militar de Engenharia).

Estão em disputa 77 oportunidades para militares da ativa (destinadas a quem pretende seguir carreira nas Forças Armadas) e 21 da reserva (voltadas a quem não almeja permanecer no Exército).

O processo seletivo pode ser disputado por candidatos de ambos os sexos com ensino médio e idade mínima de 16 anos (em 31 de dezembro de 2022, ano da matrícula). Já a faixa etária limite é de 21 anos para a reserva e de 22 anos para a ativa.

As inscrições serão recebidas entre 30 de julho e 17 de agosto, mediante o preenchimento de formulário de cadastro disponível na página http://www.ime.eb.br. O valor da taxa de participação é de R$ 100.

Como serão as provas

Com aplicação em 3 de outubro, a avaliação objetiva do concurso do Exército cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha abordando conteúdos sobre matemática, física e química. No mesmo mês, os concorrentes também farão:

  • dia 25: prova discursiva de matemática;
  • dia 26: prova discursiva de física;
  • dia 27: prova discursiva de química;
  • dia 28: prova objetiva de português e inglês, além de redação.

Nas outras fases da seleção, os candidatos terão pela frente: inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica, entre janeiro e fevereiro de 2022. A apresentação dos aprovados para matrícula está marcada para 11 de fevereiro.

Concurso do Exército: situação após a admissão

O curso de graduação em engenharia ministrado pelo IME tem duração de cinco anos, em regime integral. O instituto está localizado no município do Rio de Janeiro.

As especialidades de engenharia oferecidas são as seguintes: fortificação e construção, eletrônica, comunicações, elétrica, mecânica e de armamento, mecânica e de automóveis, materiais, química, cartografia e computação.