https://api.whatsapp.com/send?phone=+5511982044546&text=editaisdobrasil

Concurso da Apex-Brasil: salários até R$ 7,6 mil

Notícias - 7, maio, 2021
Fonte: JCConcursos

Na manhã desta sexta-feira (07), foi publicada a minuta do edital do concurso Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção e Exportações). O processo seletivo conta com oportunidades para os cargos de Assistente (Cadastro Reserva – CR) e Analista (01 vaga + CR), que exigem nível médio e superior, respectivamente. A lotação será na cidade de Brasília, no Distrito Federal.

De acordo com o documento, a remuneração inicial do cargo de assistente é de R$ 2.826,69, enquanto que o analista recebe R$ 7.654,75. Para ambas as funções, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais. Além do salário-base, o concurso Apex-Brasil disponibiliza os seguintes benefícios: auxílio-creche/babá, auxílio-educação, auxílio-idioma, seguro de vida, plano de assistência odontológica, seguro saúde, auxílio alimentação/refeição, vale-transporte, auxílio-enfermidade, saúde ocupacional, plano de previdência complementar, auxílio a filho com deficiência e demais licenças previstas em acordo coletivo de trabalho.

Veja as informações sobre os cargos

Para se destacar em um concurso público é necessário que o candidato entenda as atribuições e requisitos do cargo na qual irá se inscrever. Deste modo, saiba tudo sobre os cargos de Analista e Assistente no concurso Apex-Brasil.

Analista – Negócios Internacionais

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter formação em ensino superior de qualquer área e experiência, de no mínimo seis meses, em uma dessas áreas: Agronegócio; Comércio Exterior; Inteligência de Mercado; Internacionalização de Empresas; Investimentos Estrangeiros ou Negócios Internacionais.

O cargo de Analista tem por objetivo propor, desenvolver e implementar soluções, por meio de ações que exijam conhecimentos específicos, fornecendo subsídios necessários para tomada de decisão, visando ao alcance dos objetivos estratégicos da área de atuação/lotação e, consequentemente, da Agência.

Veja as principais responsabilidades:

b) administrar dados de forma a produzir informações para a melhoria ou otimização de processos, além de oferecer suporte às decisões gerenciais;

c) pesquisar, produzir e disseminar informações e conteúdos aos públicos de interesse;

e) planejar, executar, monitorar e avaliar a operacionalização dos diversos processos e projetos técnicos da área de atuação/lotação;

f) zelar pela qualidade no desenvolvimento dos trabalhos técnicos;

g) integrar grupos técnicos, comissões e comitês, quando demandado;

h) participar das atividades de contratação de bens e serviços de interesse da área de atuação/lotação, bem como realizar a gestão e fiscalização de contratos;

i) disponibilizar informações e documentos à auditoria interna e externa;

j) organizar, participar de eventos de capacitação e de alinhamento técnico, e proferir palestras sobre temas relacionados;

k) participar de reuniões administrativas e técnicas, adotando providências quanto às deliberações;

l) elaborar relatórios, demonstrativos, gráficos, planilhas, pareceres e outros documentos relacionados à área de atuação/lotação.

Assistente – Apoio Administrativo

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter formação de nível médio. O cargo de Assistente tem por objetivo apoiar e executar atividades administrativas, visando facilitar o alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.

Veja as principais responsabilidades:

a) prestar atendimento aos clientes internos e externos, disponibilizando informações e/ou orientações quanto a assuntos relacionados à área de atuação/lotação;

b) administrar dados de forma a produzir informações para a melhoria ou otimização de processos, além de oferecer suporte às decisões gerenciais;

c) pesquisar, produzir e disseminar informações e conteúdos aos públicos de interesse;

d) propor e elaborar ações com seus respectivos planos de trabalho que atendam às diretrizes estratégicas;

e) planejar, executar, monitorar e avaliar a operacionalização dos diversos processos e projetos técnicos da área de atuação/lotação;

f) zelar pela qualidade no desenvolvimento dos trabalhos técnicos;

g) integrar grupos técnicos, comissões e comitês, quando demandado;

h) participar das atividades de contratação de bens e serviços de interesse da área de atuação/lotação, bem como realizar a gestão e fiscalização de contratos;

i) disponibilizar informações e documentos à auditoria interna e externa;

j) organizar, participar de eventos de capacitação e de alinhamento técnico, e proferir palestras sobre temas relacionados;

k) participar de reuniões administrativas e técnicas, adotando providências quanto às deliberações;

l) elaborar relatórios, demonstrativos, gráficos, planilhas, pareceres e outros documentos relacionados à área de atuação/lotação.

 

Como se inscrever

As inscrições serão recebidas a partir da próxima segunda-feira, 10 de maio, com atendimento até o próximo dia 31. Elas podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, o Cebraspe, clicando aqui.

As taxas serão de R$ 64,22 para assistente e R$ 82,57 para analistas.

Como serão as provas

No concurso Apex Brasil, a aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 20 de junho, em Brasília, com duração de cinco horas. Ao todo, a primeira fase será composta de provas objetivas, provas dissertativas e análise de títulos.

Quem conseguir aprovação será convocado para a segunda etapa, que contará com avaliação oral por competências, somente para o cargo de analista.

O que vai cair na prova

Confira o conteúdo programático das provas do concurso Apex-Brasil, tanto para Assistente quanto para Analista.

Conhecimentos básico para os dois cargos:

Língua Portuguesa

  1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
  2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
  3. Domínio da ortografia oficial.
  4. Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais.
  5. Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos.
  6. Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
  7. Manual de Redação da Apex-Brasil (disponível no endereço eletrônico https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia).

Noções de Gestão de Projeto e de Processos

  1. Gestão de projetos. 1.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos. 1.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos. 1.3 Projetos e suas etapas.
  2. Gestão de processos. 2.1 Metodologia de Gestão de Processos da Apex-Brasil (disponível no endereço eletrônico https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia). 2.2 Conceitos da abordagem por processos. 2.3 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 2.4 Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. 2.5 Business Process Management (BPM).

Ética e Conduta

  1. Ética e moral.
  2. Ética: princípios e valores.
  3. Código de Ética da Apex-Brasil (disponível no endereço eletrônico https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia).
  4. Programa de Compliance da Apex-Brasil (disponível no endereço eletrônico https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia).

Legislação Aplicada e Normativo da Apex-Brasil

  1. Lei nº 10.668/2003.
  2. Decreto nº 4.584/2003 e suas alterações.
  3. Estatuto Social da Apex-Brasil (disponível no endereço eletrônico https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia).
  4. Regulamento de Licitações e de Contratos da ApexBrasil (disponível no endereço eletrônico https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia).
  5. Regulamento de Convênios da Apex-Brasil (disponível no endereço eletrônico https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia).
  6. Regulamento de Patrocínios da Apex-Brasil (disponível no endereço eletrônico https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia).

Noções de Informática

  1. Noções de sistema operacional (ambiente Windows 10 ou superior).
  2. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office versão 16 ou superior).
  3. Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programa de correio eletrônico (Microsoft Outlook). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet.

Veja o conteúdo programático de conhecimentos específicos

Analista – Negócios Internacionais

Órgãos de Promoção Comercial e Atração de Investimento do Poder Executivo Federal

  1. APEX-BRASIL e Nossos Serviços (disponível em https://portal.apexbrasil.com.br/).
  2. Ministério das Relações Exteriores e diplomacia comercial (disponível em https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/politica-externacomercial-e-economica).
  3. Departamentos de Promoção Internacional do Poder Executivo Federal.

Economia Internacional

  1. Comércio Internacional. 1.1 Modelo de vantagem comparativa. 1.2 Modelo de um único fator. 1.3 Salários relativos e especialização.
  2. Tarifas, subsídios e efeitos sobre o comércio.
  3. Política comercial. 3.1 O modelo de livre comércio. 3.2 O modelo de tarifa aduaneira. 3.3 Quotas e tarifas de importação e exportação.
  4. Acordos Internacionais. 4.1 Rodada do Uruguai. 4.2 As rodadas de Doha. 4.3 GATT. 4.4 GATS (General Agreement on Trade in Services). 4.5 OMC. 4.6 Arbitragem no comércio.
  5. Câmbio e balanço de pagamentos.
  6. Contabilidade nacional para uma economia aberta.
  7. Política monetária. 7.1 Câmbio flexível. 7.2 Câmbio fixo.
  8. Padrão ouro.
  9. O sistema de Bretton Woods.
  10. Fundo Monetário Internacional.
  11. Crises bancárias internacionais. 11.1 Acordos de Basileia.
  12. Investimento Estrangeiro Direto (IED). 12.1 Fusões e aquisições. 12.2 Construção de novas instalações. 12.3 Reinvestimento de lucros auferidos em operações no exterior e empréstimos intercompany. 12.4 Modelos Green Field e Brown Field.

Relações Internacionais

  1. Comércio internacional. 1.1 Comércio exterior e comércio internacional. 1.2 O comércio internacional e desenvolvimento econômico.
  2. Início do multilateralismo no comércio. 2.1 O comércio e a estratégia de crescimento na ordem do padrão ouro. 2.2 As condições de comércio no período 1919-1939. 2.3 Moeda e comércio na ordem econômica depois de Bretton Woods.
  3. O fracasso dos esforços de criação da Organização Internacional do Comércio e a criação do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT). 3.1 O sistema multilateral de comércio sob a égide do GATT. 3.2 Objetivos e princípios gerais do GATT. 3.3 A liberalização do comércio de bens sob o GATT. 3.4 Os acordos regionais: o artigo XXIV e a cláusula de habilitação. 3.5 O Sistema Geral de Preferências (SGP). 3.6 O Sistema Global de Preferências Comerciais (SGPC).
  4. A Organização Mundial de Comércio (OMC). 4.1 atribuições e estrutura organizacional. 4.2 As relações entre OMC e GATT. 4.3 Resolução de controvérsias comerciais na OMC. 4.4 A Rodada de Doha: agenda, principais questões e evolução.
  5. OCDE. 5.1 Estrutura. 5.2 Indicadores. 5.3 Governança e boas práticas.
  6. Política comercial. 6.1 Protecionismo, livre comércio e políticas comerciais estratégicas. 6.2 Barreiras tarifárias e não tarifárias. 6.3 Defesa comercial. 6.3.1 Medidas anti-dumping, medidas compensatórias e salvaguardas comerciais.
  7. Questões comerciais contemporâneas. 7.1 Globalização e regionalismo econômico. 7.2 Blocos comerciais e o sistema multilateral de comércio. 7.3 Comércio internacional e meio ambiente. 7.4 Comércio eletrônico. 7.5 Comércio de serviços.

Planejamento e Gestão Estratégica

  1. Planejamento estratégico. 1.1 Conceitos, métodos e técnicas. 1.2 Modelos de gestão e estruturas organizacionais. 1.3 Avaliação de desempenho institucional. 1.4 Planejamento organizacional. 1.5 As escolas de planejamento estratégico. 1.6 Modelo SWOT. 1.7 Modelo Porter. 1.8 Planejamento baseado em cenários. 1.9 Princípios da administração estratégica: metodologia de elaboração do pensamento estratégico. 1.10 Modelos de gestão estratégica. 1.11 Estratégias competitivas. 1.12 Sistema de medição de desempenho organizacional. 1.13 Indicadores de desempenho. 1.14 Balanced scorecard.
  2. Gestão de projetos. 2.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos. 2.2 Gestão orçamentária de projetos. 2.3 Projetos e suas etapas.
  3. Gestão de processos. 3.1 Análise, padronização e melhoria de processos. 3.2 Ciclo PDCA. 3.3 Benchmarking. 3.4 Ferramentas clássicas para o gerenciamento de processos.

Marketing Internacional

  1. Análise do ambiente de marketing. 1.1 Principais forças macroambientais.
  2. Plano estratégico de marketing. 2.1 Estratégias de posicionamento. 2.2 Estratégias de negócios.
  3. Pesquisa de marketing.
  4. Inteligência de mercado e business intelligence.
  5. Inovação e gestão de portfólio. 5.1 Precificação. 5.2 Distribuição. 5.3 Gestão de marca (branding).
  6. Estratégias de comunicação. 6.1 Desenvolvimento e administração de comunicações integradas de marketing. 6.2 Marketing de relacionamento. 6.3 Marketing direto e marketing digital. 6.4 Principais canais de marketing direto. 6.5 Benefícios do marketing digital. 6.6 Canais de marketing digital.
  7. Gestão de operações de marketing.
  8. Análise dos mercados consumidores e comportamento do comprador. 8.1 Principais fatores que influenciam o comportamento de compras. 8.2 Processo de compras.
  9. Mensuração da demanda de mercado.
  10. Linhas de produtos, marcas e embalagens. 10.1 Decisões sobre composto de produtos. 10.2 Decisões de marca. 10.3 Decisões de embalagem e rotulagem.
  11. Agregação de valor, promoção comercial e imagem, abertura de novos mercados.

Negócios Internacionais

  1. Política comercial. 1.1 O modelo de livre comércio. 1.2 Tarifas, subsídios e efeitos sobre o comércio.
  2. Estrutura do comércio exterior brasileiro. 2.1 Instituições intervenientes. 2.2 Principais operações comerciais. 2.3 Contratos internacionais e incoterms. 2.4 Despacho e legislação aduaneira. 2.5 Logística internacional. 2.6 Operações de câmbio, operações de exportação.
  3. Exportações e importações. 3.1 Práticas comerciais e modalidades de pagamentos.
  4. Gestão financeira em mercados internacionais. 4.1 Câmbio. 4.2 Tributação de comércio exterior. 4.3 Regimes especiais.
  5. Relações de arbitragem. 5.1 Arbitragem de juros.
  6. Sistema Monetário Internacional. 6.1 Fundo Monetário Internacional. 6.2 Banco Interamericano de Desenvolvimento. 6.3 Banco Mundial.
  7. Seguros no mercado internacional. 7.1 Seguros de performance.
  8. Principais acordos internacionais do Brasil/Mercosul.
  9. Empresas multinacionais. 9.1 Preço de transferência. 9.2 Subsidiárias de empresas multinacionais. 9.3 Estratégias de internacionalização.
  10. Cadeias globais de valor.
  11. Negociação e diversidades culturais. 11.1 Conciliação de interesses.

Assistente – Apoio Administrativo

Produtos e Serviços Apex-Brasil

  1. Nossos Serviços (disponível em https://portal.apexbrasil.com.br).

Noções de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

  1. Manutenção, planejamento, controle e movimentação de estoques de materiais.
  2. Inventário.
  3. Armazenamento e movimentação de materiais.

Noções de Administração de Recursos Humanos

  1. Conceituação de recursos humanos (RH).
  2. Recrutamento e seleção de pessoas.
  3. Treinamento e desenvolvimento de pessoas.
  4. Gestão por competências.
  5. Cultura organizacional.
  6. Gestão de desempenho.
  7. Remuneração e benefícios.

Noções de Administração Financeira e Orçamentária

  1. Noções de processos financeiros.
  2. Visão geral do orçamento público.
  3. Fases do processo orçamentário.
  4. Receita e despesa.

Noções de Arquivamento e Procedimentos Administrativos

  1. Protocolo, organização e controle de documentos, arquivo e sua documentação, técnicas e métodos de arquivamento físico e eletrônico, modelos de arquivos e tipos de pastas.

Qualidade em Prestação de Serviços

  1. Qualidade e produtividade em serviços. 1.1 Dimensões para avaliar a qualidade em serviços. 1.2 Ferramentas para analisar a qualidade em serviços (análise de Pareto, diagrama em espinha de peixe e blueprinting). 1.3 Como melhorar a qualidade em serviços. 1.4 Boas práticas na prestação de serviços.

Técnicas de Comunicação e Negociação

  1. Conceitos gerais sobre a comunicação.
  2. Assertividade.
  3. Comunicação não violenta.
  4. Comunicação verbal e não verbal.
  5. Ruídos na comunicação.
  6. Técnicas de negociação. 6.1 Técnica de negociação ganha-ganha.

Atualidades – Somente nas provas discursivas

  1. Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas interrelações e suas vinculações históricas.