Em maio deste ano, noticiamos o fim da validade do concurso Caixa 2014. Agora, podendo realizar uma nova seleção, sem a restrição judicial, a estatal terá que seguir algumas regras diante do acordo que fez.
Para finalizar a validade do concurso de 2014, a Caixa fez um acordo com o Ministério Público do Trabalho, com a anuência da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).
Segundo a Fenae, apesar das críticas da comissão dos aprovados no concurso de 2014, uma das principais razões para que o acordo fosse aceito foi a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que questionou as admissões (pós 2016) dos empregados por meio de ações judiciais trabalhistas, o que acarretaria demissões desses contratados.
Desde a realização da seleção, em 2014, 17.923 convocações foram realizadas, com a admissão de 11.672 aprovados no último concurso.
Além disso, a Caixa se comprometeu em convocar mais 800 aprovados – anúncio feito em maio deste ano.
Diante disso, o prazo do concurso será encerrado. No entanto, o acordo permite ainda que novas seleções sejam realizadas para a carreira de técnico bancário, desde que a Caixa siga algumas regras, sendo elas:
Vale lembrar que o concurso de 2014 contou apenas com a formação de um cadastro de reserva, mas, por conta do déficit nacional de empregados, diversas decisões judiciais foram tomadas, obrigando a estatal a convocar os aprovados.