O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco está autorizado a realizar um novo concurso Bombeiros PE para preencher 660 vagas nos cargos de praça e oficial.
Em agosto, foi instituída a comissão organizadora do certame, responsável pelos preparativos para a divulgação do edital.
Caberá ao grupo elaborar o projeto básico do concurso, auxiliar na escolha e contratação da banca organizadora, além da finalização do edital.
Além do concurso Bombeiro PE, o concurso PM PE também foi autorizado e irá ofertar 2.700 vagas nas carreiras de soldado e oficial.
Até o momento, não foi confirmado se cada corporação terá um edital, ou se será apenas um único documento.
O que você verá nesta notícia:
No dia 31 de julho, a governadora Raquel Lyra anunciou a autorização do novo concurso Bombeiros PE, para o preenchimento de 660 vagas nos cargos de soldado e oficial.
Do total de oportunidades, serão 600 para a carreira de soldado, de nível médio, e 60 para oficiais, de nível superior.
A portaria autorizativa do concurso foi publicada no Diário Oficial no dia 1º de agosto, também concedendo aval para o concurso PM PE.
Atualmente, o concurso Bombeiros PE está com comissão formada e, os próximos passos, são a definição e contratação da banca organizadora.
Veja a linha do tempo do concurso:
Para se inscrever ao cargo de soldado no Corpo de Bombeiros de Pernambuco, é necessário ter o nível médio completo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Já a carreira de oficial exige diploma de nível superior em Direito.
Além disso, todos os candidatos devem atender aos requisitos de altura mínima estabelecidos, que são de 1,65 metros para homens e 1,60 metros para mulheres.
É importante mencionar que os próximos concursos também terão um novo critério de idade. Em julho do ano passado, foi promulgada a Lei Complementar 498/2022, que elevou a idade máxima para 30 anos, tanto para candidatos a soldado quanto para oficiais.
Haverá uma exceção para a carreira de oficial médico, cujo limite será de 35 anos.