O Ministério da Economia (ME) lança, nesta quarta-feira (16/6), a 1ª edição da Iniciativa Melhores Práticas em Serviços Compartilhados da Central de Compras, que vai premiar e divulgar os melhores órgãos e gestores dos serviços TáxiGov e Almoxarifado Virtual Nacional. O objetivo é criar ferramentas para a melhoria contínua dos serviços compartilhados pela Central de Compras, além de promover trocas de experiências e capacitações de servidores.
As premiações serão por meio de selos virtuais para os gestores, vídeos de divulgação das melhores práticas em serviços compartilhados, ofício de reconhecimento do órgão parceiro e divulgação das entidades mais bem avaliadas. “A Central de Compras criou regras e critérios para mensuração da qualidade da gestão de serviços compartilhados, visando à premiação dos parceiros, considerando suas principais atribuições”, explica o secretário de Gestão da Secretaria Especial da Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Cristiano Heckert.
“A iniciativa tem o caráter inovador de reconhecer o servidor que teve destaque na sua atuação, mensurar a qualidade da atuação do gestor dos serviços da Central de Compras e promover melhores práticas entre as entidades parceiras”, complementa.
O ciclo de avaliação dos órgãos e entidades será anual. Para o ciclo de 2021, a iniciativa é destinada apenas à Administração Pública federal direta. A participação é obrigatória para órgãos de todo o Brasil que utilizam o Almoxarifado Virutal Nacional. Já em relação ao TáxiGov, é obrigatória para os do Distrito Federal.
Cada entidade será avaliada conforme parâmetros atribuídos à qualidade da entrega, como atestes nos prazos e resultados de pesquisas de satisfação, além do retorno da auditoria de uso indevido das corridas, para o TáxiGov, e aprovações de pedidos no sistema para o Almoxarifado Virtual Nacional.
Para os próximos ciclos, a Iniciativa Melhores Práticas em Serviços Compartilhados promoverá fóruns para troca de experiências, capacitações, participação de gestores setoriais em projetos da Central de Compras e incremento das condições de trabalho para gestores setoriais.
Acesse o Guia com informações sobre procedimentos de participação e cronograma da premiação.