A Prefeitura de Campinas (SP) publicou, nesta segunda-feira (3), o edital para concluir os 11% do lote 4 das obras do BRT (ônibus de trânsito rápido, na sigla em inglês). O modal é o principal projeto do transporte público da metrópole e está atrasado desde 2020. O orçamento para esta etapa foi estimado em R$ 50 milhões e o aviso de licitação publicado na sexta (31).
Segundo a prefeitura, a previsão para finalização das obras é de 12 meses após a conclusão da licitação. Com isso, a estimativa atualizada do secretário de Infraestrutura, José Carlos Barreiro, de concluir toda a construção ainda em 2023, não deve ocorrer.
O governo municipal já havia anunciado, em julho, que este trecho do Corredor Ouro Verde seria relicitado. A contratação de uma nova empresa é necessária porque a administração rescindiu o contrato com o antigo consórcio sob a alegação de que houve sucessivos atrasos na obra. Houve a aplicação de multa.
O novo consórcio ou empresa terá de construir três estações, os dois terminais Ouro Verde e Vida Nova, além da construção e manutenção de trechos viários e o Centro de Controle Operacional (CCO).
O Terminal Ouro Verde é o que tem a situação mais atrasada, com 60% da obra ainda por fazer. O recebimento de propostas e a abertura dos envelopes será no dia 27 de abril, segundo a prefeitura.
A administração estima que, ao fim das obras do lote 4, todo o projeto será entregue. Isso porque o lote 1 está finalizado e o lote 3 será concluído em abril com a entrega do terminal Campos Elíseos.
A prefeitura também promete entregar, até o fim de 2023, os dois últimos viadutos do lote 2. Um deles fica sobre a Avenida John Boyd Dunlop e outro em cima da Rodovia dos Bandeirantes. O Executivo estima que, atualmente, 96% das obras de todos os lotes estão finalizadas.