Inspirados pelo conteúdo da Olist – Dna de tecnologia com coração de varejo, selecionamos algumas dicas para você utilizar o TikTok e aumentar suas vendas.
O conceito de “story” mais “telling” pode ser traduzido como “contar histórias” e resume-se em transmitir uma mensagem ou informação como uma apresentação, uma descrição, a narração de uma história. E por muito tempo, essa prática resumia-se a livros, romances, filmes, novelas e ficava totalmente de fora de estratégias de comunicação ou de vendas, que é o nosso tema aqui.
Mas, nos últimos anos, com as mudanças no comportamento dos consumidores, principalmente com a internet, a técnica de storytelling passou a ganhar maior importância nas empresas. Hoje, essa estratégia já se tornou uma forma muito valiosa de criar uma conexão emocional com quem está lendo o anúncio, vendo um vídeo, uma apresentação de um produto e tudo mais. Ao contar uma história envolvente e cativante sobre a marca, seus valores e produtos, é possível despertar a curiosidade e a empatia dos consumidores, fazendo com que eles se sintam conectados à marca e mais propensos a adquirir seus produtos ou serviços. Além disso, o storytelling ajuda a diferenciar a marca dos seus concorrentes, uma vez que cada história é única e pode ser adaptada de acordo com o público-alvo. Por meio dessa técnica, é possível transmitir uma mensagem de forma mais criativa, impactante e memorável, o que pode resultar em um aumento de vendas e fidelização de clientes.
Segundo uma pesquisa da Microsoft, o tempo médio de atenção do ser humano é de oito segundos. E é aqui que entra a estratégia do storytelling, é ela que vai ajudar a contar a história, a contextualizar melhor uma ideia ou um produto. E a consequência disso é aumentar o engajamento, aumentar as vendas.
Nesse texto, vamos apresentar algumas estratégias para você aplicar o storytelling nas suas vendas. São quatro passos básicos para você começar a usar esse conceito no seu negócio. Existem várias maneiras de aplicar o storytelling nas vendas, mas aqui estão quatro estratégias que podem ser eficazes:
É muito importante que você saiba onde está o seu consumidor potencial. Em quais canais você vai encontrá-lo, ele está nas redes sociais? Essa informação é essencial para que a sua estratégia atinja o seu cliente. São inúmeras as vantagens de aplicar o storytelling na sua comunicação. A técnica vai fortalecer a sua marca, tornar a sua empresa mais criativa, diferenciar você dos concorrentes, criar um bom relacionamento com o seu cliente, envolver o consumidor em geral e gerar mais vendas.
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