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Aprenda a faturar mais com o conceito de storytelling

Notícias - 5, abril, 2023
Portal Sebrae

Inspirados pelo conteúdo da Olist – Dna de tecnologia com coração de varejo, selecionamos algumas dicas para você utilizar o TikTok e aumentar suas vendas.

O conceito de “story” mais “telling” pode ser traduzido como “contar histórias” e resume-se em transmitir uma mensagem ou informação como uma apresentação, uma descrição, a narração de uma história. E por muito tempo, essa prática resumia-se a livros, romances, filmes, novelas e ficava totalmente de fora de estratégias de comunicação ou de vendas, que é o nosso tema aqui.  

Mas, nos últimos anos, com as mudanças no comportamento dos consumidores, principalmente com a internet, a técnica de storytelling passou a ganhar maior importância nas empresas. Hoje, essa estratégia já se tornou uma forma muito valiosa de criar uma conexão emocional com quem está lendo o anúncio, vendo um vídeo, uma apresentação de um produto e tudo mais. Ao contar uma história envolvente e cativante sobre a marca, seus valores e produtos, é possível despertar a curiosidade e a empatia dos consumidores, fazendo com que eles se sintam conectados à marca e mais propensos a adquirir seus produtos ou serviços. Além disso, o storytelling ajuda a diferenciar a marca dos seus concorrentes, uma vez que cada história é única e pode ser adaptada de acordo com o público-alvo. Por meio dessa técnica, é possível transmitir uma mensagem de forma mais criativa, impactante e memorável, o que pode resultar em um aumento de vendas e fidelização de clientes.

Segundo uma pesquisa da Microsoft, o tempo médio de atenção do ser humano é de oito segundos. E é aqui que entra a estratégia do storytelling, é ela que vai ajudar a contar a história, a contextualizar melhor uma ideia ou um produto. E a consequência disso é aumentar o engajamento, aumentar as vendas. 

Nesse texto, vamos apresentar algumas estratégias para você aplicar o storytelling nas suas vendas. São quatro passos básicos para você começar a usar esse conceito no seu negócio. Existem várias maneiras de aplicar o storytelling nas vendas, mas aqui estão quatro estratégias que podem ser eficazes:

  1. Identifique seu público-alvo: Antes de criar sua história, é importante entender quem é seu público-alvo e o que é importante para ele. Isso ajudará a criar uma história que seja relevante e envolvente para seus clientes em potencial. Isso porque cada segmento de público possui necessidades, desejos e interesses específicos, e contar uma história que ressoe com essas características é essencial para criar uma conexão emocional com a audiência. Portanto, é importante que as marcas realizem uma pesquisa detalhada sobre o perfil de seus clientes, incluindo fatores como idade, gênero, localização, estilo de vida e valores. Com base nessas informações, é possível criar uma história que desperte o interesse e a empatia do público, aumentando as chances de conversão e fidelização de clientes. 
  2. Use personagens: Personagens bem desenvolvidos ajudam a criar uma conexão emocional com a sua marca. Pense em como seus produtos ou serviços afetam a vida das pessoas e crie personagens que representem esses clientes em potencial. Ao usar personagens em sua história de vendas, você pode ajudar a criar uma conexão mais forte e emocional com seu público-alvo. Considere a vida e os desafios do seu público-alvo e crie personagens que reflitam essas experiências. Isso pode incluir uma mãe ocupada que precisa de um produto que facilite sua rotina diária, um jovem estudante que busca praticidade ou um empresário que precisa de soluções para gerenciar seu tempo. 
  3. Use a jornada do herói: A jornada do herói é uma estrutura de narrativa que é comum em muitas histórias populares. Ela pode ser aplicada à sua história de vendas, com seu produto ou serviço sendo o “herói” que ajuda o cliente a superar um obstáculo ou a alcançar um objetivo desejado. É uma estratégia de storytelling poderosa que pode ser usada para envolver seus clientes em uma história emocionante. 
  4. Use o poder das imagens: O uso de imagens pode ser uma ferramenta poderosa para contar histórias e reforçar a mensagem que você está tentando transmitir aos seus clientes. As imagens podem ajudar a criar um ambiente, mostrar a emoção ou ilustrar um ponto importante em sua história. Os vídeos podem ser especialmente eficazes para contar histórias, permitindo que você combine imagens, som e movimento para criar uma narrativa envolvente. As fotos também podem ajudar a humanizar sua história, com personagens ou situações da vida real que ajudam a tornar sua mensagem mais pessoal e relevante. Abuse da criatividade!

É muito importante que você saiba onde está o seu consumidor potencial. Em quais canais você vai encontrá-lo, ele está nas redes sociais? Essa informação é essencial para que a  sua estratégia atinja o seu cliente. São inúmeras as vantagens de aplicar o storytelling na sua comunicação. A técnica vai fortalecer a sua marca, tornar a sua empresa mais criativa, diferenciar você dos concorrentes, criar um bom relacionamento com o seu cliente, envolver o consumidor em geral e gerar mais vendas. 

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